ETFs: Uma Introdução para Investidores
Os ETFs (Exchange Traded Funds), ou simplesmente fundos de índices, são um tipo de investimento que ganha cada vez mais espaço na bolsa de valores. Eles representam uma espécie de “condomínio” de investidores que aplicam seus recursos em conjunto.
Investimentos: O que são ETF's?
Um ETF nada mais é do que um fundo de investimentos. Ele possui algumas características específicas que o distinguem dos fundos tradicionais. São duas, principalmente:
Os ETFs sempre são atrelados a um índice de referência, também chamado de subjacente. Significa que o gestor ajusta a composição do ETF de modo que ela seja a mais parecida possível com a do indicador.
As cotas dos ETFs são negociadas no pregão da bolsa de valores como se fossem ações. Seu desempenho oscila conforme a performance dos papéis contemplados pela sua carteira, e também responde à oferta e à demanda pelas cotas no mercado.
A História dos ETFs no Brasil
O mercado de ETFs é muito conhecido e desenvolvido no exterior. No Brasil, foi regulamentado em 2002, mas apenas mais recentemente passou a ganhar mais relevância na carteira dos investidores. O primeiro ETF brasileiro, conhecido como PIBB (ou Papéis de Índice Brasil Bovespa), existe desde 2004.
A Diversidade dos ETFs
Nos últimos anos, uma série de novos ETFs foram lançados no país, referenciados em índices como Ibovespa, Índice de Governança Corporativa (IGC), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), Índice de Dividendos (IDIV) e até S&P 500, um dos principais índices do mercado americano de ações. Também existem hoje ETFs que têm como base índices de renda fixa, como o IMA-B (que acompanha o desempenho de títulos públicos atrelados à inflação).
Por Que Investir em ETFs?
Ao replicar a carteira dos principais índices de mercado, os ETFs oferecem acesso ao mercado de renda variável e fixa com facilidade e baixo custo. Eles podem ser uma alternativa para os investidores diversificarem a carteira de aplicações com pouco custo1.
Conclusão
Os ETFs são uma opção interessante para quem busca diversificar seus investimentos e ter acesso a diferentes segmentos do mercado com facilidade e baixo custo. Como sempre, é importante fazer sua própria pesquisa e considerar suas metas financeiras antes de tomar qualquer decisão de investimento.
Lembre-se: o conhecimento é o seu maior ativo!
Comments